Crescimento do mercado de flores atrai floriculturas para internet

O mercado de flores é uma das maiores apostas dos empreendedores brasileiros, e não à toa. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor teve um crescimento de 9% em 2017 e faturamento de R$ 7,2 bilhões. Com isso, as perspectivas e oportunidades para este ano são as melhores, e tendem a ampliar os pontos de vendas de flores.

Algo inquestionável está em torno de que, no Brasil, é recente a profissionalização e o dinamismo comercial da floricultura. E mesmo neste contexto, a atividade já contabiliza números significativos para a economia brasileira.

Em quase todos os lugares do mundo, presentear com flores é uma maneira histórica de demonstrar sentimento, mas as flores não cabem somente para essa situação. Decorar ambientes corporativos, residenciais, eventos, entre outros, é outra ação reconhecida nesse assunto.

Crescimento de e-commerces no Brasil atrai floriculturas

Com a forte presença de e-commerces, e a possibilidade de encontrar praticamente todos os tipos de produtos e serviços na internet, atraiu o setor de flores para internet.

A facilidade em encontrar flores, independentemente das limitações geográficas, reveste ainda mais essa nova dinâmica, que proporciona aos consumidores redução de tempo e possibilidade de encontrar floriculturas especializadas de forma fácil.

A Flores Vip é um exemplo disso. Criada em 2014, a floricultura visa se tornar líder de mercado no comércio de flores e associados.

Sua fundadora e presidente, Marisa Yamamoto, e seu sócio e diretor de operações, Eduardo Hidemi, perceberam, no mercado varejista de e-commerce de flores e presentes, a oportunidade de se destacar como empresa que impulsiona qualidade e frescor das flores.

A forte atuação da Flores Vip no mercado desdobrou em parcerias diretas com os melhores produtores nas fazendas e sítios do país. A aquisição de flores semanalmente, de maneira cuidadosa e seletiva, produtos recém cortados, oriundos da cooperativa Veiling de Holambra, que é o maior centro de distribuição de flores da América Latina, e entregas rápidas são exemplos que destacam a floricultura.

Flores para todas ocasiões

As flores cabem a inúmeras situações, como casamento, lembranças, maternidade, aniversário e condolências. Mas é sempre uma grande dúvida qual tipo de flor cabe a cada momento.

Segundo a Flores Vip, se tratando de presentear alguém com flores, o acerto na escolha muda tudo, entretanto o sucesso desse momento requer pesquisa e conhecimento acerca das flores que cabem às ocasiões. Se o grande dilema está em torno da pessoa presenteada possuir alergias, ou mesmo que àquela que acaba de sair da maternidade, é fundamental para esses casos não presentear com flores que espalham pólens pelo ar, como margaridas-do-campo e copos-de-leite, afinal, essas podem dar início a crises e possíveis irritações nos olhos, e estragar com um momento lindo, acabando com sua proposta de presentear a quem se admira.

Nesses casos, flores com perfumes intensos podem ser uma ameaça aos alérgicos, nesta categoria enquadram lírios brancos, narcisos e cravos e devem ficar longe do quadro de opções. As espécies sem fragrâncias, ou muito reduzidos, como anastasias e crisântemos, representam a saída mais indicada.

Outro ponto importante é que as plantas venenosas, como o bico-de-papagaio, tulipa e azaleia são flores venenosas, ou seja, muito perigosas em locais que tenham crianças e animais próximos.

Um arranjo bonito para alguém envolve durabilidade dos botões, que, em flores de corte, é bastante reduzida. O tempo de vida de flores para essas ocasiões é muito importante, Flores Vip, nesses casos, aconselha à compra de copo-de-leite, estrelícias, astromélias, cravos, rosas, helicônias e lisiantos.

Para flores que já estão cortadas, a dica é trocar a água do vaso diariamente, e não deixá-las expostas diretamente ao sol ou na direção do ar condicionado. Outro ponto importante é cortar cerca de três centímetros do caule cotidianamente, e sempre na diagonal, pois permite que a água alcance as flores com mais facilidade.

Os lírios sobrevivem mais quando possui suas anteras, que é a parte que contém o pólen, retiradas. Por outro lado, as tulipas sobrevivem por mais tempo quando pedras de gelo são colocadas na água do vaso. Mesclar flores abertas e fechadas para o alcance do arranjo perfeito é uma excelente opção. De acordo com a Flores Vip, presentes que envolvem flores também é uma clássica forma de presentear alguém.